segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Constrange e Traz Vida


2 Coríntios 5:14

“Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram”.

Hoje estava meditando, tendo meu momento com Deus (o que por sinal foi muuito edificante, como sempre!), e quando vi esse versículo, me chamou a atenção.
Constranger é envergonhar. Mas por que o amor de Cristo “nos envergonha”?

“porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram”.
Ele morreu por nós, a nossa morte, e isso nos inclui a Sua morte, assim, temos nova vida. Essa prova de amor, essa graça, esse favor imerecido, nos levam a reavaliar nossa vida, nossa maneira de viver!

“E ele morreu por todos para que aqueles que vivem, já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”. (v.15).

Se temos nova vida em Cristo, é necessário que vivamos para Ele, para a Sua vontade e não para nós mesmos! A Cruz de Cristo deve nos levar ao reconhecimento do nosso pecado e consequentemente ao constrangimento de nossas ações.

“Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu, foi justificado do pecado”. (Romanos 6:6,7)

Quando morremos com Ele (isso é, entregamos nossa vida em Suas mãos, aceitando-o como Senhor de nossas vidas), somos libertos do pecado e do poder deste! O corpo do pecado pode ser morto, não somos mais escravos dele!

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. A coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas”. (2 Coríntios 5:17)

“Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no moro de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade, provenientes da verdade”. (Efésios 4:22-24)

Se formos novas criatura, precisamos deixar o nosso velho homem. A minha antiga maneira de viver era levada por desejos, vontades próprias, paixões enganosas, enfim, todo tipo de corrompimento. Porém, quando deixei para trás o meu eu, minha mente foi renovada em Cristo! Meus pensamentos já não eram (e não são) mais tão voltados para mim, para as minhas vontades, e sim para Deus e os Seus propósitos! Claro que ainda sou muito falha nesse ponto, mas hoje tenho conhecimento disso, e estou (Deus está) trabalhando isso em mim! A cada dia Deus tem me mostrado uma maneira nova de ver as coisas, uma maneira diferente de agir. Precisamos criar um caráter semelhante ao de Jesus, andar como Ele andou (próximo post)! O caráter que provém da verdade, de Cristo, a única verdade e vida! A transformação começa no íntimo do nosso ser, e à medida que deixamos Ele nos transformar, transpareceremos essa nova vida, marcada pela nossa semelhança com Cristo!
O novo homem que é criado, não se trata do Cristo que habita no crente, mas, sim, do tipo de pessoa que Cristo produz em quem passa a crer. Trata-se de um novo modo de viver, do qual a pessoa não apenas “se reveste” por posição na conversão, mas também é conclamada a “se revestir” na prática como cristã (nota bíblica).
Precisamos lembrar constantemente que se vivemos, vivemos por Ele, por meio de Sua graça, e para Ele, fazendo tudo para sua honra e glória.

Se vivemos, pertencemos à Ele, se morremos, também!

“Pois nenhum de nós vive apenas para si, e nenhum de nós morre apenas para si. Se vivemos, vivemos para o Senhor; e se morremos, morremos para o Senhor. Assim quer vivamos quer morramos, pertencemos ao Senhor”. (Romanos 14:7,8)

Não vivemos para agradar a nós mesmos, mas para ter um relacionamento com Ele. Assim, mesmo na morte, o que importa é o nosso relacionamento com o Senhor. Pois o relacionamento e a vida que cultivamos com Ele aqui, é o que nos levará para mais perto dele, onde na Eternidade prestaremos conta da nossa vida, e do que fizemos com o que Ele tem nos proporcionado! A cruz, essa prova de amor, é o que nos dá liberdade para esse relacionamento! 

Obrigada, Pai, por me fazer pertencer a Ti, por meio do Teu amor! Ensina-me a me revestir a cada dia do novo homem que o Senhor quer que eu seja, buscando a Sua semelhança, o Seu caráter, um caráter aprovado! Ensina-me, e me ajuda a olhar para a minha vida, e a cada dia me constranger diante do Teu amor, da Tua cruz, lembrando que não sou nada sem isso! Obrigada, pois em Ti eu tenho uma nova vida, e vida abundante! Amém!

Um comentário:

  1. Oii gataah, meo velho foi muito bom ouvir isso...
    Que Deus continue te dando entendimento da palavra Dele, que Ele te abençoe muito muito mesmo...
    bj bj

    ResponderExcluir