quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Santo Desespero/ Acomodação



Um dia, o profeta Isaías estava orando no Templo quando, pela primeira vez, sua visão se elevou além do cenário familiar até a presença de Deus.
O Templo de Jerusalém representava a lei de Deus. Mas, para Isaías, nesse dia o símbolo da terra se fundiu com a realidade celestial. Enquanto o rei terreno Uzias morria, o verdadeiro Soberano estava reinando em Sua corte, e Isaías viu isso.
Embora estivesse servindo a Deus durante muito tempo, naquele dia Isaías reconheceu que era um homem de lábios impuros. Ele reconheceu que muitas coisas precisavam mudar em sua vida. Leia o que diz o texto bíblico:
“No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo... Então disse eu: Ai de mim! Estou perdido! porque sou homem de lábios impuros, habito no meio dum povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!”
Isaías 6:1,5
Embora suas orações tenham sido sempre sinceras, Isaías parece que não era “um homem apaixonado”. Ele exercia o seu chamado e tinha fé em Deus, porém fazia isso de uma forma vazia, com pouca consciência interior da grandeza de Deus. Creio que a melhor definição seria essa: Isaías tinha se acostumado e se acomodado com as coisas de Deus.
Observando a forma como Isaías estava vivendo, não posso deixar de lembrar-me de algumas coisas que o Senhor Jesus Cristo falou para o seu povo quase no final do primeiro século.
“Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.”
Apocalipse 2:4
“Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.”
Apocalipse 3:1
“Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!”
Apocalipse 3:15
Lendo essas declarações e examinando a sua vida, pergunto: como está o seu relacionamento com o Senhor? Como você classificaria o seu relacionamento com Deus? Qual a verdadeira intensidade do seu amor pelo Senhor?
O que você acha que Deus pensa a seu respeito? Será que Deus pode dizer a nosso respeito o mesmo que disse sobre Jó? “Observaste a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.” (Jó 1:8).

Quando Isaías se encontra com Deus, esse estado de consciência se forma em sua mente, ele pronúncia a conclusão óbvia: “Ai de mim!”
Pela primeira vez ele suas palavras prenunciam uma desgraça profética para si mesmo. Ele não brinca na presença de Deus.  Pela primeira vez, ele realmente adora a Deus. Pela primeira vez ele entende que é uma pessoa típica da sua geração, cuja fé estava descuidada e era pouco sincera. 
A graça de Deus nos desperta e nos leva a ter pensamentos novos como: “Não importa o que eu penso de mim. O que importa é a minha situação perante Deus e o que Ele pensa e sabe sobre mim.”
Mas agora Isaías está se vendo, porque ele vê a Deus. E alguma coisa nova estava entrando no seu coração – a humildade.
Então, quero lhe dizer uma coisa: Se o seu coração não se comove mais com a graça de Deus em Cristo, o que você está precisando é voltar a reconhecer Quem é Aquele que se assenta no Trono do universo, pois caso contrário, nada poderá salvá-lo da sua insensibilidade. 
Portanto, tenha mais receio da indiferença que pode estar no seu coração do que qualquer outra coisa!
Tenha medo da inflexibilidade, da ingratidão e de um espírito exigente. Tenha medo de uma mente que procura desculpas para não crer. Tenha medo do impulso que sempre encontra uma razão para ficar adiando as mudanças. Tenha medo quando só ficar pensando em como o sermão se aplica aos outros. 
Que uma nova visão do Senhor possa voltar a incendiar o seu coração! 

Devocional de Sérgio Mueller.

Nenhum comentário:

Postar um comentário