quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Mais Marta ou Maria?

Sei que é grande, mas é uma das coisas que Deus mais tem me falado nesses dias! Espero que vocês sejam edificados!

Marta e Maria: Lucas 10:38-42

Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa.
Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo a sua palavra.
Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: "Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!"
Respondeu o Senhor: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas;
todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada".

Maria- ficou aos pés de Jesus ouvindo seus ensinamentos (outras referências de estar aos pés de Jesus: Lc 7:38 e Jo. 12:2-3)

Marta- estava ocupada com o serviço da casa.

O que me veio à mente:

1)     Precisamos manter a casa (corpo) em ordem para a chegada do Senhor. Precisamos estar prontos para recebê-lo. Ou seja, estar constantemente sendo renovados. Tenho certeza que Ele é onipresente, a presença dele é constante, mas, quantas vezes nós deixamos para “colocar as coisas em ordem” só quando “sentimos Sua presença forte em nós, ou quando a presença e a luz dEle trazem à tona algum pecado?
2)     Quando estamos preocupados e inquietos com os problemas da nossa vida, ou ao redor que acabam nos atingindo, dificilmente vamos conseguir parar para ouvir o que Deus tem a nos dizer, e nos alimentar da Palavra. Nos preocupamos tanto em como fazer as coisas, e fazer, fazer, fazer, que nos esquecemos de ouvir da sabedoria de Cristo, de ficar em silêncio, muitas vezes só recebendo, para depois fazer. Jesus mesmo, fazia o que tinha que fazer, mas se retirava para orar, para estar aos pés do Pai. Enquanto não pararmos, e separarmos nosso tempo para Ele, nunca vamos conseguir ouvi-lo.
3)     Maria, no momento em que Jesus chegou, parou tudo o que estava fazendo, e concentrou-se em apenas uma coisa: captar cada palavra dita por Jesus. Eu muitas vezes nos meus momentos de devocional, ou em cultos, não estou inteira para Ele. Na maioria das vezes minha mente fica vagando para outras coisas. Idéias, coisas que preciso fazer, e na maioria, coisas fúteis, sem utilidade, inapropriadas para o momento. E muitas vezes também, deixo meu momento com Deus como sendo a última coisa do meu dia. Maria estava inteira para Jesus, Seus afazeres não tomaram conta dela! Ela se ofereceu como sacrifício ali para Jesus. Sacrifício é dar o seu melhor! A sua melhor hora, seu melhor tempo, sua disposição para aquilo! Ela deu o seu melhor ali na presença do Senhor! E não deixou que outras coisas tomassem seu tempo, e sua mente! Estar aos pés Dele, mostrava que aquele momento era mais precioso do que qualquer outra coisa! 
4)     Marta estava tão atarefada que chegou a um ponto de não aceitar que Maria estivesse ali sentada. Eu muitas vezes sou assim. Estou tão agitada, preocupada em fazer as coisas que deixo para lá meu tempo com Deus. Daí, quando vejo que tem outras pessoas crescendo em intimidade com Deus, por terem seus momentos aos pés dEle, sobe em mim uma espécie de inveja, e não aceito que as outras pessoas estejam assim com Deus.
5)     Quando estas coisas acontecem, Jesus nos chama a tenção, como fez com Marta, faz comigo: Ana! Ana!. E me convida a escolher a boa parte, como Maria! A boa parte, é estar na presença de Deus, aos pés dEle, onde podemos ouvir Sua voz! Maria decidiu cultivar um bom relacionamento com o Senhor! O que cultivamos em Cristo, e com Ele, não pode ser tirado de nós! Sua presença e Sua transformação em nós são eternas!! “Vale mais um dia na presença dEle,do que mil em outro lugar!”


Tenho sido (você tem sido) mais Marta ou Maria?
Não quero que as minhas preocupações e inquietações me impeçam de estar aos pés do Senhor e de ouvir Seus ensinamentos!
Não adianta eu querer fazer um monte de coisa para servir, se eu não tiver meus momentos aos pés de Jesus, não cultivar um relacionamento com Ele! Precisamos nos colocar aos pés Dele, como o que temos de mais precioso! Qual é o nosso melhor? Estamos dispostos a amar a Deus sem querer algo em troca, um amor incondicional a ponto de nos derramarmos e humilharmos aos pés de Jesus com todos nossos recursos emocionais e espirituais? Nosso melhor pode ser maior todos os dias se rompermos a barreira do comodismo mundano e fazer o impossível acontecer no tempo de nossas vidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário